segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 9º Ano "A" 25/08 Professora Leonora

 Aula de Língua Portuguesa 9º Ano "A" 25/08 Professora Leonora

 

Atividades de fixação – Verbo de ligação.

Os verbos ser, estar e outros verbos de ligação

 

1. Você deve ter observado, ao ler o poema de Manoel de Barros, a forma como o eu poético se caracteriza por meio do emprego de orações negativas. Releia este trecho para relembrar como isso ocorre no poema.

            Não sou sequer uma tapera, Senhor.

            Não sou um traste que se preze.

            Eu não sou digno de receber no meu corpo os

            orvalhos da manhã.

a) Nesses versos, quais são as características negadas pelo eu poético?  (2 linhas)

b) Qual forma verbal está sendo negada? (2 linhas)

 

2. Leia a tira a seguir.

 

  WATTERSON, Bill. O melhor de Calvin. “O Estado de São Paulo”. São Paulo, 14 maio 2007.

 

a) No primeiro quadrinho, com qual palavra Calvin se refere à comida?  (1 linha).

b) Pela expressão de Calvin, a comida servida pela mãe é percebida como algo agradável e desagradável? Explique. (2 linhas)

c) No primeiro quadrinho que característica Calvin atribui à comida? (1linha)

d) Como Calvin se classifica ao justificar sua rejeição pela comida? (2 linhas)

e) Explique de que forma essa característica ajuda a construir o efeito de humor da tira?

f) No primeiro quadrinho, Calvin emprega uma forma verbal ao atribuir uma característica à comida.   

    I- Que forma verbal é essa? (1 linha)

    II- Se fosse empregado o verbo ser, o sentido do que é dito por Calvin seria o mesmo? Explique. (3 linhas)

3. Observe a semelhança na estrutura sintática empregada nas orações do quadro abaixo, em que características são atribuídas ao sujeito. Complete o quadro abaixo com as respostas que considerar adequadas. Veja o exemplo da primeira linha.

 

 

Sujeito da oração

Verbo

Característica atribuída ao sujeito

Isto parece nojento. (trecho da tira)

Isto

parece

nojento

É comida vegetariana (trecho da tira)

 

 

 

Eu sou sobremesiano |(trecho da tira)

 

 

 

 

4. Os verbos de ligação podem expressar algo permanente (ser), transitório (estar), aparente (parecer), além de mudança (ficar) ou continuidade de estado (continuar). Leia, a seguira, dois títulos de notícias e indique com que sentido os verbos destacados foram empregados em cada ocorrência.

I. Europa permanece sob onda de calor. (1 linha)

            EUROPA permanece sob onda de calor, Bol notícias, 26 jul. 2018. Disponível em:https//notíciasd.bol.uol.com.br/ultimas-notícias/internacional/2018/07/26europa-permanece-sob-onda-de-calor.htm>. Acesso em: 5 out. 2018.

 

II. Gratuidade no transporte público tornou-se inviável para o sistema. (1 linha)

            MACÁRIO, Daniel, Gratuidade no transporte público tornou-se inviável pelo sistema. Diário do Grande ABC, 28 jun. 2017. Disponível em: www.dgabc.com.br/Notícia2794311/gratuidade-de-transporte--público-tornou-se-inviável-para-0-sistema.Acesso em 5 out. 2018.

 

5) Na língua portuguesa, além de ser e parecer, outros verbos podem ser empregados como verbos de ligação. Leia, a seguir, o trecho de uma notícia.

Goleiro entrega, Messi fica apagado

E Croácia afunda a Argentina na Copa

Croatas fazem 3 a 0 e se classificam para a próxima

fase do Mundial da Rússia

21 jun. 2018 às 16h58

Alex Sabino

            NIJNI NOVGOROD – Durante a execução do hino, enquanto 20 mil argentinos pulavam na arquibancada, a câmera da transmissão oficial da Fifa flagrava os jogadores da equipe no gramado.

            Dez deles perfilados, impassíveis. Já Lionel Messi Passava a mão pela testa, cabeça baixa, a imagem da tensão. Preocupação antes mesmo de começar a partida contra a Croácia, pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo.

            Se era pressentimento ou não, são se sabe. O astro do Barcelona não falou com a imprensa após a partida.

            A Argentina se esfacelou  em campo no segundo tempo, foi batida pelos croatas por 3 a 0 nesta quinta (21), em Ninjni Novgorod, e não depende mais apenas de se para avançar às oitavas de final.

            [...]

SABINO, Alex. Goleiro entrega, Messi fica apagado e Croácia afunda a Argentina na Copa. Folha de São Paulo, 21     jul. 2018. Disponível em:<www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/06/goleiro-entrega-messi-tem-atuacao-apatica-e-croacia-afunda-a-argentina-na-copa.shtml>. 

 

a) Pela leitura do início do texto, já é possível se depreender que o jogador Messi estaria preocupado com o desempenho de sua seleção. Essa preocupação, segundo o texto, se justificaria? (3linhas)

 

b) Releia o título da notícia e tente encontrar um verbo que poderia ser classificado como de ligação. ( 2 linhas)

 

6). Leia os fragmentos a seguir que respondem a duas curiosidades expressas por leitores de uma revista.

Fragmento 1

            Qual o náufrago que ficou mais tempo à deriva?

            Foi o chinês Poon Lim (1917-1991), que aguentou mais de

      4 meses no mar. Em 1942, o navio inglês Benlomond, do qual

              Lim era tripulante, afundou próximo à costa da África.

                      QUAL, o náufrago que ficou mais tempo à deriva?’. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/qual-o-naufrago-que-ficou-mais-tempo-a-deriva/>. Acesso em: 9 out. 2018.

 

Fragmento 2

            Por que a pele fica vermelha em contato com o gelo?

                [...]

               A região não fica vermelha, como quando ocorre queimadura, mas com um tom de rosa ou violáceo. Quando se encosta um pedaço de gelo na pele, por exemplo, há uma contração dos vasos sanguíneos da região. Com isso, diminui bruscamente a quantidade de sangue dentro deles. Mas o sangue não desaparece: ele migra para regiões bem próximas, ficando acumulado até que a temperatura volte ao normal. [...]

                                                   POR QUE a pele fica vermelha em contato com o gelo? Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em:< https://super.abril.com.br/saude/por-que-a-pele-fica-vermelha-em-contato-com- O-gelo/>. Acesso em: 9 out. 2018.

 

a) Observe, nos títulos, as duas ocorrências do verbo ficar. Em uma delas o verbo tem a função de verbo de ligação, na outra, de verbo intransitivo. Identifique qual delas se refere a cada caso. (2 linhas)

 

b)    Reescreva a oração em que o verbo é de ligação usando um dos verbos listados abaixo, sem alterar o sentido da frase. 

Andar        Permanecer        Tornar-se

 

    c) Que mudança de sentido a substituição por um dos dois outros verbos listados traria à frase?  ( 3linhas)

 

 

A

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário