segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 6º Ano "A" 18-08 Professora Leonora

 Aula de Língua Portuguesa 6º Ano "A" 18-08 Professora Leonora


Atividades Carta de Reclamação

Fala Niterói!

Falta de poda em rua de Icaraí

            Atenção, Seconser! Há três anos não é feita a poda nas árvores da Rua Comendador Queiroz. Uma das consequências é a entrada de água da chuva nos apartamentos (de um prédio de quatro andares), já que a altura da árvore ultrapassou os 14 metros, assim como o excesso de folhas que caem e entopem telhado, calhas, etc. Há o Processo 440/004/2018, Ofício 006/18, aberto na Regional Icaraí. Mas ao reclamar na Ouvidoria, fui informada que outro processo precisa ser aberto na Seconser, no Centro de Niterói. Isso é um deboche da prefeitura! Para que serve a regional? Descaso total com o cidadão!

Ana Elizabeth Póvoa

Icaraí

Seconser: Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da cidade de Niterói. Sua função é conservar e manter a infraestrutura urbana da cidade, cuidando de praças e parques naturais, iluminação pública, et.

Copie e responda às questões abaixo:

1- Releia a carta “Falta de poda em rua de Icaraí”.

a- Qual é a reclamação da autora da carta? 2 linhas

b- Você sabe o que significa a palavra poda? Descubra o significado considerando o contexto da carta. Se for necessário, recorra ao dicionário. 3 linhas

 

2- Observe a primeira frase da carta, Atenção, Seconser!

a- O que ela indica? A quem se dirige? 3 linhas

 

3- A autora registra alguns problemas causados pela falta de poda da árvore. Quais são eles? 3 linhas

 

4- O processo de reclamação aberto obteve resultado? Segundo a autora da carta, por quê? 4 linhas

 

5- O assunto tratado na carta é de interesse individual ou coletivo? 3 linhas

 

6- Que função tem uma carta de reclamação enviada ao jornal? 3 linhas

 

7- Em sua opinião, encaminhar uma carta de reclamação para o jornal é uma atitude cidadã? Por quê? 4 linhas

 

8- Agora é com você! Já conhecemos a estrutura de uma Carta de Reclamação, agora é sua vez de escrever sua Carta de Reclamação. Escolha um tema de interesse coletivo da comunidade em que você vive, e que afetam as pessoas que ali vivem e escreva uma carta de reclamação como uma forma de reivindicar aos responsáveis a solução do problema que você ira expor em sua carta, como forma de assegurar os direitos de um grupo de pessoas ou da comunidade em que você vive. Você poderá escolher um assunto de sua preferência (exemplos: falta de acessibilidade para pessoas com deficiência; os buracos nas ruas; os lotes sujos; os entulhos jogados nas ruas, a fumaça das queimadas nos quintais ou no lixão, etc.).

 

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