segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 8º Ano "A" 18-08 Professora Leonora

 Aula de Língua Portuguesa 8º Ano "A" 18-08 Professora Leonora 

 Figuras de Linguagem 

CONCEITO 

Aprender a reconhecer as figuras de linguagem é importante para melhor compreendermos os textos literários e termos contato com a beleza da construção da linguagem, além de lidarmos com os significados simbólicos das palavras e dos textos do nosso dia a dia.Algumas figuras são mais comuns do que imaginamos, as utilizamos em nosso cotidiano, fazem parte da nossa comunicação e das nossas relações, até mesmo compõem nossa personalidade. São ferramentas, recursos da linguagem de que dispomos para darmos maior expressividade às nossas mensagens. 

Metáfora

É a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações insólitas e implícitas, ou seja, estranhas e que necessitam ser interpretadas, dependem do contexto. Esta figura trabalha com a riqueza de sentidos, pois têm mais que uma interpretação.

 Amou daquela vez como se fosse a última 

Beijou sua mulher como se fosse a última 

E cada filho seu como se fosse o único 

E atravessou a rua com seu passo tímido 

Subiu a construção como se fosse máquina.. 

(Construção, Chico Buarque/Tom Jobim)

 

 Sinestesia

É a mistura ou troca das funções dos sentidos humanos, ou seja, é quando atribuímos o valor de um sentido básico humano a outro. Os sentidos são: tato, olfato, gustação, audição, visão e intuição.É muito utilizada por escritores, principalmente, poetas. No dia a dia, esta figura é muito comum, porém sem que haja consciência de seu uso por parte dos falantes.

Exemplos:  

A.Meu olhar toca seu coração com toda a força.

 B.Sua pele é tão doce. 

C.Sinto tua alma beijar minha morte. 

Oh! ontem no baile com ela valsando Senti as delícias dos anjos do céu! Na dança ligeira qual silfo voando Caiu-lhe do rosto seu cândido véu!

-Que noite e que baile! -Seu hálito virgem 

-Queimava-me as faces no louco valsar, 

As falas sentidas que os olhos falavam Não posso, não quero, não devo contar!

 Casimiro de Abreu, Segredos.

 

 Antítese  

Quando há oposição de sentido entre as palavras ou ideias. 

Exs: Uma menina me ensinou quase tudo que eu sei, era quase escravidão, mas ela me tratava como um rei. (Renato Russo) 

Ando devagar

 Porque já tive pressa 

E levo esse sorriso 

Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte 

Mais feliz, quem sabe 

Só levo a certeza 

De que muito pouco sei 

Ou nada sei 

Almir Sater, Tocando em Frente

Paradoxo

Trata-se do emprego de ideias que se contradizem, é o oposto do que alguém pensa ser averdade, logo é uma verdade aparente. Estabelece uma contradição.

 Ex.1: Ex.2: Excerto do soneto de Luís deCamões.

 A.Sou um menino velho. 

 B.Pensar é o bem que causa mais mal aos homens. 

C.Amor é fogo que arde sem se ver; 

É ferida que dói e não se sente;

 Ã‰ um contentamento descontente; 

É dor que desatina sem doer;

 Ambiguidade 

Trata-se de uma mensagem que possui duplo sentido em nível sintático, ou seja, que possui um equívoco sintático que não nos permite definir o sentido real da frase.

Exemplos:João deixou as pessoas felizes. (ele fez a pessoas felizes ou deixou as pessoas que estavam felizes?)

 

 

 

 

Hipérbole

É quando exageramos propositalmente afim de tornar mais intensa e expressiva a ideia.

Ex: Estou morrendo de sede.

Ela chorou um oceano ao término do namoro.

Tudo passou como um furacão na minha vida.

 

Eufemismo

É a palavra que suaviza informações, mensagens, notícias desagradáveis, temerosas.

 Ex: Enfim, agora ele descansa em paz. (morte)

Ela escondeu a verdade de mim. (mentira)

 

Personificação (prosopopeia)

É a palavra que atribui características humanas a seres inanimados ou não humanos.

Ex: O céu está com uma cara boa hoje.

O meu cachorrinho sente toda a minha tristeza.

Só a minha cama me entende.

 

Metonímia

É quando uma palavra representa um todo ou uma parte, ou seja, quando uma palavra substitui outra por uma proximidade lógica de sentidos.

Exemplos mais comuns:

Achocolatado em pó: nescau.

Lâmina de barbear: gilette

Esponja de lavar: bom-bril

Goma de masar: chiclete

Macarrão instantâneo: miojo

 

Ex: Li todo o Machado de Assis nas férias. (o nome do autor substitui a palavra obra)

O salão recebeu com carinho a aniversariante. (salão substitui a palavra convidados)

 

Aliteração Assonância

É a repetição de sons consonantais idênticos ou semelhantes no início das palavras de uma frase ou verso.

 Ex: Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

                      SOUZA, Cruz. Violões que choram

O rato roeu a roupa do rei de Roma

É a repetição do som de vogais de uma frase ou verso, especialmente quando sílabas tônicas.

Ex: Ó formas alvas, brancas, formas claras. (Cruz e Sousa)

O meu mundão no teu coração é perdição.

 

 

Atividade – virtual (Ler as atividades, responder copiando a letra correspondente a alternativa escolhida). Obs: a numeração está alternada, mas não está errado.

 

Questão 2

Indique as alternativas que apresentam a figura de linguagem personificação, também chamada de prosopopeia.

a) as pedras humilham
b) os confetes festejam
c) os diários contam segredos
d) os copos celebram as alegrias
e) a floresta clama por piedade

 

Questão 7

Indique em quais alternativas foram usadas metáforas e em quais foram usadas comparações.

a) Ele é simplesmente um deus grego.
b) Ele é bonito como um deus grego.
c) Suas palavras são doces da minha infância.
d) Age como um burro!
e) Aquele homem é um burro.

 

Questão 8

Qual a figura de linguagem presente nas orações abaixo?

1. Convide-o a retirar-se, por favor.
2. A testemunha faltou com a verdade.


Questão 9

São exemplos de catacrese:

a) cabeça do alfinete, fio de óleo, corpo do texto.
b) olhos frios, tristeza de cheiro, brisa doce.
c) pulmão do mundo, cidade maravilhosa, ouro negro.
d) a nuvem chora, a noite celebra, vida cruel.
e) O cavaleiro, muito cavalheiro, ajudou a moça a descer do cavalo.

 

Questão 16

(USF) Leia estes versos:

“As ondas amarguradas
Encostam a cabeça nas pedras do cais.
Até as ondas possuem
Uma pedra para descansar a cabeça.
Eu na verdade possuo
Todas as pedras que há no mundo,
Mas não descanso”.

(Murilo Mendes)

A figura de linguagem que ocorre nos versos 5 e 6 é:

a) metáfora
b) sinédoque
c) hipérbole
d) aliteração
e) anáfora

 

Questão 18

(UFU) Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:

a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia)
b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)
c) Peço-lhe mil desculpas pelo que aconteceu. (metáfora)
d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese)
e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)

 

Questão 19

(Vunesp) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

 

Questão 23

(FAU) Nos versos:

“Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”

A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:

a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora

 

Questão 24

(Mackenzie) Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:

“Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.”

Esta figura de linguagem recebe o nome de:

a) metonímia
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato

 

Questão 26

(PUC-SP) Nos trechos: "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopeia e hipérbole
b) hipérbole e metonímia
c) perífrase e hipérbole
d) metonímia e eufemismo
e) metonímia e prosopopeia.

 

Questão 28

(Funcab) As figuras de linguagem são usadas como recursos estilísticos para dar maior valor expressivo à linguagem.

No seguinte trecho “Tu és a chuva e eu sou a terra [...]” predomina a figura, denominada:

a) onomatopeia
b) hipérbole
c) metáfora
d) catacrese
e) sinestesia

 

Questão 31

(IFPE) Responda à questão com base na tirinha abaixo.

O humor da tirinha foi conferido, sobretudo, pela não compreensão por parte da personagem Chico Bento da figura de linguagem utilizada por seu interlocutor. A essa referida figura de linguagem dá-se o nome de

a) anáfora
b) metonímia
c) perífrase
d) hipérbole
e) aliteração

 

Questão 32

(UERJ)

 

A namorada

Havia um muro alto entre nossas casas.
1Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
2O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por
um cordão
E pinchava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da
goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.

O pai era uma onça (ref. 2). Nesse verso, a palavra onça está empregada em um sentido que se define como:

a) enfático
b) antitético
c) metafórico
d) metonímico

 

 Questão 37

(FMU) Quando você afirma que enterrou “no dedo um alfinete”, que embarcou “no trem” e que serrou “os pés da mesa”, recorre a um tipo de figura de linguagem denominada:

a) metonímia
b) antítese
c) paródia
d) alegoria
e) catacrese

 

Questão 40

Apenas uma das alternativas apresenta sinestesia. Indique qual.

a) Adorava aquele som doce entrando pela janela.
b) A noite adormece cansada.
c) Aquele cocóricó ensurdecedor de todas as manhãs irritava qualquer um.
d) Se você voltar, se você me quiser, se você deixar, eu posso mudar.
e) Entra pra dentro agora ou vou aí te buscar com o chinelo na mão!

 

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