segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 8º Ano "A" 25/08 Professora Leonora

 Aula de Língua Portuguesa 8º Ano "A" 25/08 Professora Leonora

Gênero textual: Poemas – Atividades relacionadas ao texto: Morte e vida Severina

1 - Nesse trecho do poema, há duas cenas. Que elementos do texto permitem saber como elas se dividem? (3 linhas).

 2 – O protagonista se apresenta como “Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites do Paraíba”.

a)    Ao se identificar dessa maneira detalhada, o protagonista se vê como um indivíduo? Por quê? (3linhas)

b)    Releia este verso do poema.

               Mas isso ainda diz pouco:

Por que o personagem faz essa afirmação, apesar de dar várias informações sobre quem é? (3 linhas)

c)    A palavra sina, usada mais adiante em sua apresentação, pode ser entendida como destino, fatalidade a que está sujeito o ser humano. De acordo com o personagem, qual é a sina da vida dos “severinos”? (1 linha)

d)     De que modo, ao final de sua apresentação, o protagonista se autodefine? (1linha)

3 – Textos dramáticos, em geral, contém uma história e, como tal, podem apresentar uma sequência semelhante à de um texto narrativo: situação inicial, desenvolvimento, clímax e desfecho. O trecho lido contém essas partes? Explique: (1 linha)

4 – Nesse trecho do poema, as duas cenas se organizam de dois modos diferentes.

a)    Como se apresentam os versos na primeira cena e que informações trazem? (6 linhas)

b)    Que informações traz a segunda cena, em forma de diálogo? (6 linhas)

5 – Na primeira cena, Severino, já denominado retirante por um narrador oculto no início do trecho, diz “quem é e a que vai”.

a)    No contexto do poema, o que significa ser um retirante? Se necessário, pesquise em dicionário. (3 linhas)

b)    Releia esse trecho.

- O meu nome é Severino,

não tenho outro de pia.

[...]

Somos muito Severinos

iguais em tudo na vida:

[...]

Ao caracterizar o personagem, qual é o propósito do autor ao não lhe dar uma identificação individual? (6 linhas)

c)    Depois de ler esses versos, reflita: é possível perceber qual é a intenção do poeta ao criar o poema? (2 linhas)

6 – De acordo com o trecho lido, a morte de Severino Lavrador foi uma morte “Severina”.

a)    Como ocorreu a morte do personagem? (1 linha)

b)    De que forma o contexto ajudou você a chegar a essa resposta. (2 linhas)

c)    Para os personagens, essa morte é um fato incomum? Justifique sua resposta.

7 – Leia o boxe ao lado antes de responder: Qual é a relação entre esse poema e um auto da Idade Média? ( 4 linhas)

8 – O cenário do poema não é descrito, porém é possível percebê-lo no decorrer dos versos,

a)    Que informações são dadas sobre o ambiente onde se passa a história? /dê um exemplo. (5linhas)

b)    O cenário muda ao longo do primeiro poema dramático? Explique sua resposta. (1 linha)

9 – O poema termina com a chegada da Severino a Recife na cena 18, que é o desfecho. Nesse momento, ele encontra uma família de retirantes com o filho recém-nascido. Leia estas estrofes, em que fala Mestre Carpina, o pai da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário